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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

3.1 desafios da linguagem sec. XXI

No mundo contemporâneo, ocorreram mudanças rápidas e significativas em muitos campos, inclusive no pedagógico. Porém, há que se considerar que as mudanças pelos quais os campos científicos e tecnológicos passaram nos últimos anos são imensas e proporcionaram, também,  uma reestruturação da função da escola, ao retirarem dela a missão de ser a única transmissora de informação. As tecnologias, como se sabe, disponibilizam as informações em tempo mais rápido e atual que a escola. Essa nova realidade exigiu, entre outros aspectos, um repensar sobre a formação e atuação dos professores que atendem a demanda infanto-juvinil, dado o desafio de educar crianças e jovens para a sociedade tecnológica em que vivem.
           É primordial ao professor repensar suas atitudes e concepções teóricas de forma a conseguir ser, de fato, um educador que possa fazer a diferença no mundo de hoje.
          Se a revolução tecnológica possibilitou também uma revolução da informação, podemos dizer que o que se apresenta são crianças que, antes de saberem segurar o lápis, já teclam aleatoriamente no computador, escutam CDs demonstrando intimidade com as maquinas, o que pode causar até constrangimento nos adultos.
         De um modo ou de outro, a forma como essas crianças serão alfabetizadas é muito diferente do que se praticava anteriormente, visto que são crianças de um tempo diferente. O desafio que se apresenta nesse contexto histórico é a revisão das praticas pedagógicas de modo que possibilitem a alfabetização de crianças e adultos como exercício de cidadania, contemplando significados que fazem parte do mundo atual. Isso representa um grande avanço na formação dos professores, pois possibilita reflexão, responsabilidade e comprometimento. Ser professor hoje não é tarefa fácil, mas é maravilhosa.
Dalla Vale, Luciana de Luca, Metodologia da alfabetização / Luciana de Luca Dalla Vale.- 2. Ed. Ver. Atual. E ampl. Curitiba: ibpex,2011-(Série Metodologia).
   

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