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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

3.3 CONCEITO DE PROJETO E PEDAGOGIA POR PROJETO

Trata-se do segundo nível de concretização de currículo, que corresponde à ação coletiva da escola na elaboração de seu projeto pedagógico (PP ou PPP). Nessa análise, estabelece-se a relação entre as concepções de escola, a gestão democrática e o projeto pedagógico.
        As demandas do contexto atual esboçam um novo perfil de profissional-cidadão que seja capaz de interagir numa sociedade em transformação uma vez que
              As transformações tecnológicas e das sociedades que acabam de se perfilar fazem emergir, por sua vez, novas demandas formativas. Demandas que invariavelmente, só poderão desenvolver-se a partir de que as pessoas tenham uma ampla base educativa para poder escolher e adaptar-se. Este é realmente o significado de expressões como sociedade de informação, sociedade do conhecimento ou sociedade da aprendizagem, é dizer que as pessoas devem ser capazes de poder gestionar sua própria aprendizagem, de modo que possam elaborar seu próprio currículo formativo.
O desafio dessa tarefa não pode ser encarada individualmente, pois enfoca um trabalho coletivo. Assim para efetivar-se a gestão democrática do projeto pedagógico, orientada pelo principio da participação, a escola precisa converter-se em espaço de aprendizagem coletiva.
Currículo escolar / Ana Maria Eyng- Curitiba: Ibpex,2007

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